top of page
GABRIELA-0081.JPG
GABRIELA-0405.JPG

GABRIELA CAVALHEIRO

Gabriela Cavalheiro é mulher, filha, irmã e tia. Nascida na Ilha de Santa Catarina, amante do mar, da Lua e das árvores. Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Gestalt terapeuta, especialista em Clínica e estudiosa incansável da Psicologia Profunda de Jung. Trabalha no atendimento individual, com adolescentes e adultos.

 

Na formação e facilitação de grupos de mulheres, trabalha especialmente com o livro “Mulheres que correm com os lobos”, além de outros como: “Memórias, sonhos e reflexões” (Jung), “Dançando o sonho” (Jamie Sams) e “A travessia da feiticeira” (Taisha Abelar). Desenvolve trabalhos vivenciais de adaptação do livro “Mulheres que correm com os lobos” para adolescentes. Ao longo da experiência com grupos, vem promovendo anualmente, trabalhos de imersão e aprofundamento dos conteúdos de contos como a Vasalisa, A Donzela sem Mãos e O Urso da Meia Lua.

CLÃ DAS MULHERES LOBAS

“As histórias conferem movimento à nossa vida interior... As histórias lubrificam as engrenagens, fazem correr a adrenalina, mostram-nos a saída e, apesar das dificuldades, abrem para nós portas amplas em paredes anteriormente fechadas, aberturas que nos levam à terra dos sonhos, que conduzem ao amor e ao aprendizado, que nos devolvem à nossa verdadeira vida de mulheres selvagens e sagazes” (C. P. Estés).


Por isso vou contar a história do Clã das Mulheres Lobas, tantas vezes quanto for necessário e providencial. A história inicia a partir da minha própria história, cuja conexão com o livro Mulheres que correm com os lobos deu um novo tom à minha vida. Passei a olhar as pessoas e o mundo, com a lente dos contos e a poesia de Clarissa, que ao longo do tempo foi se configurando sincronicamente ao meu interesse, curiosidade e envolvimento.

A formação do primeiro grupo acontece com o convite criativo de minha irmã caçula e sua amiga. Como tudo na vida, esse vislumbre ocorre em consonância com minhas reflexões sobre a construção de um trabalho com grupos de mulheres. Nessa época, eu estava vivendo meu sétimo setênio. Convidei uma grande amiga e parceira de trabalho, a estudar de forma mais dedicada e profissional o livro. Assim, iniciamos juntas a condução do primeiro grupo. Nos encontramos no dia 26 de julho de 2014, em uma manhã ensolarada de sábado, no meu espaço. Éramos 8 mulheres, amigas muitos próximas que confiaram e seguiram comigo até o final.

No final de 2016, os efeitos curativos dos grupos, me atingiu profundamente e uma escolha de vida foi realizada; passei a me dedicar exclusivamente a clínica, no atendimento individual. Assim, a partir de 2017 estava pronta para a expansão dos grupos. Experienciei a condução de 03 grupos por ano, nas cidades de Florianópolis, Laguna e Blumenau. Outras cidades foram cogitadas, como: Porto Alegre, Balneário Camboriú, Joinville e São Joaquim. Mais mulheres foram chegando! Oportunidades incríveis, como a realização de um Workshop no Uruguai, do conto da Vasalisa, me encheram de alegria e confiança!

A história do Clã segue seu legado, recebendo novas mulheres a cada tempo e oportunidade. Outros livros têm sido trabalhado, muitas mulheres continuam participando de outras rodas, refazendo o trabalho das lobas em outros momentos da vida. Hoje, estamos chegando no décimo ano de caminhada, no 21º grupo.

Essa história se faz de um nascimento esperançoso e doloroso, no início do meu sétimo setênio; ancorado com amor e confiança, por uma rede firme e amorosa de mulheres incríveis. À medida que caminho, me reconheço, me fortaleço, a cada encontro, uma cura se faz, e a cada passo, me torno mais firme e confiante de que esse é caminho escolhido.

cla620182.jpg
IMG_8241.JPG

ORÁCULO DAS MULHERES LOBAS

O Oráculo das Mulheres Lobas é o resultado de quase

10 anos de experiência com grupos de mulheres.

Somos uma matilha de mais de 300 mulheres que vem se reunindo ao longo desse período, inicialmente para estudar o livro Mulheres que correm com os lobos. A partir desse chamado de alma, realizamos uma jornada de autoconhecimento e fortalecimento do feminino,

natural e ancestral que nos pertence.

É um sonho realizado que se transforma em arte, unindo a beleza da escrita

(meu olhar sob os contos do livro) e a delicadeza da colagem digital (que procura

traduzir as histórias em imagens e cores).

Foto 1.jpg
Foto 2.jpg
bottom of page